LabRua

O Lab | pesquisas

A maioria de nossas pesquisas se concentram na cidade de Campina Grande, sede do nosso Laboratório. No entanto, outras cidades menores também fazem parte do nosso repertório.

O espaço público é o tema que liga todos os nossos interesses. Neste sentido, nem todos nós temos acesso à diversos tipos de espaços públicos no dia-a-dia, como por exemplo parques e praças. Mas a rua é o espaço público que temos acesso todos os dias, e são muito negligenciadas. Sendo assim, muitas de nossas pesquisas tem a rua como elemento principal, e naturalmente, a mobilidade urbana é um tema central nessa discussão.

Vazios Centrais de Campina Grande-PB

O perímetro do Centro Histórico de Campina Grande protegido pelo IPHAEP vem passando por diversas transformações. A cidade cresce - perifericamente - e o Centro passa a ter cada vez mais espaços urbanos ociosos.

Ler mais

Diagnóstico Urbano: Beco do telégrafo.

Localizado no miolo do centro histórico e comercial da cidade de Campina Grande, o “Beco do Telégrafo”(também conhecido como “Beco das Noivas”, “Beco da Catedral”, entre outros) é um lugar bastante característico para os campinenses e marcado pela resistência ao tempo.

Ler mais

Mulheres da Periferia: por onde andam

As diferenças sociais têm forte impacto na maneira com que as cidades são construídas ao longo do tempo, contribuindo, muitas vezes para segregação de alguns grupos, e isso acontece, por exemplo, as diferenças existentes entre homens e mulheres.

Ler mais

Feira Central de Campina Grande

A Feira Central de Campina Grande é uma fonte inesgotável para estudos sobre o espaço público, com toda sua complexidade, que de início nos parece caótica, revela uma ordem criada continuamente pela ação humana que refletem séculos de tradições que remetem à própria fundação da cidade enquanto entreposto comercial no século XVII.

Ler mais

Bicicleta Compartilhada

Para atender as demandas no Plano de Mobilidade Urbana do município de Campina Grande, pesquisadores do LabRua foram convidados pela STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) a estudar e construir um diagnóstico de viabilidade de implantação do sistema de Bike Share (bicicleta compartilhada) e apontar em sua fase inicial, a localidade das estações.

Ler mais

Parque Açude Novo: Diagnóstico e diretrizes

Localizada nas extremidades do Parque Açude Novo, centro de Campina Grande, a Rua Santa Clara é marcada, dentre outras características, pela presença de lanchonetes, as quais são bastante conhecidas pela população Campinense.

Ler mais

Entorno do Terminal de Integração: Diagnóstico e Proposta de intervenção.

O terminal de integração, localizado no centro de Campina Grande - PB consiste em uma ferramenta urbana que interliga diversas linhas de ônibus da cidade, atraindo assim uma quantidade significativa de pessoas para o lugar.

Ler mais

Espaços Públicos do Açude Velho, Campina Grande-PB

O Açude Velho está localizado no centro de Campina Grande - PB, é considerado o cartão postal da cidade e é muito utilizado pela população para prática de esportes, como também lazer e passagem de pedestres.

Ler mais

Centro de Esperança-PB

Esperança, município localizado a 40km de Campina Grande, tem uma população de 30.000 habitantes e sofre com a priorização do transporte público motorizado em sua área central. Apesar do uso intenso da caminhada para se deslocar, principalmente pelas mulheres, se percebe pouca atenção ao desenho urbano que favoreça a permanência de pessoas no espaço público.

Ler mais

Festejos juninos de Campina Grande-PB

O Parque do Povo é o espaço público central de Campina Grande que vira foco durante o período junino por abrigar a maior festa de São João. Crescente em influência a cada ano, o local se modifica e, ao mesmo tempo, molda as dinâmicas locais urbanas, trazendo massa turística e levantando questões sobre demanda/oferta de mobilidade, segurança, usos, variações de layout e organização ao longo do tempo.

Ler mais