LabRua

Núcleo Central de Campina Grande-PB

Conhecido pelo seu patrimônio art-decó, o núcleo central de Campina Grande é a área da cidade com maior concentração de comércios e serviços. Como muitos centros urbanos brasileiros, a região apresenta um aglomerado intenso de pessoas e veículos, o que traz vitalidade para a área, mas também caos em determinados aspectos.


Com frequência há propostas de projetos para a área que são questionadas pela população e pelo poder público. Entre as décadas de 1980 e 1990, várias ruas do núcleo central eram exclusiva para pedestres, mas foi reaberta ao fluxo de veículos desde a última intervenção na década de 1990. Atualmente se questiona fechar algumas vias para dar mais espaços aos pedestres, no entanto, há também intenções, principalmente por parte dos lojistas, de aumentar o número de vagas de estacionamento.

Esta pesquisa apresenta uma análise do núcleo central de Campina Grande feita através de levantamentos em campo sobre o uso do espaço além de entrevistas feitas com os usuários da área. O objetivo é investigar o uso e a percepção dos usuários sobre os espaços públicos.

Para realização dessa pesquisa, os seguintes produtos foram levantados:

  • Entrevistas com usuários da área
  • Levantamento dos mobiliários urbanos
  • Montagem das fachadas urbanas
  • Análise das fachadas usando a metodologia de Gehl
  • Contagem dos meios de transporte ao longo de um dia

Alguns resultados

Artigos Publicados:

Trabalhos de Conclusão de Curso dos pesquisadores: