LabRua

Centro de Esperança-PB

Esperança, município localizado a 40km de Campina Grande, tem uma população de 30.000 habitantes e sofre com a priorização do transporte público motorizado em sua área central. Apesar do uso intenso da caminhada para se deslocar, principalmente pelas mulheres, se percebe pouca atenção ao desenho urbano que favoreça a permanência de pessoas no espaço público.


As discussões urbanas estão em sua maioria focadas nas cidades médias e grandes, mas não se pode esquecer do papel das cidades pequenas. Algumas pessoas que colaboram no LabRua estudam e trabalham em Campina Grande mas moram em cidades do seu entorno, cidades essas que muitas vezes são apenas dormitório para uma parcela da população. A discussão sobre a qualidade de vida urbana não pode deixá-las de lado.

Esta pesquisa apresenta uma análise do centro de Esperança feita através de levantamentos em campo sobre o uso do espaço além de entrevistas feitas com os usuários da área. O objetivo é investigar o uso e a percepção dos usuários sobre os espaços públicos.

Análises produzidas nessa pesquisa

  • Levantamento geométrico da área (.dwg da área disponível aqui)
  • Contagem de meios de transporte em cruzamentos importantes da cidade
  • Entrevistas com usuários da área
  • Levantamento dos mobiliários urbanos
  • Montagem das fachadas urbanas
  • Análise das fachadas usando a metodologia de Gehl

Alguns resultados

A área de estudo foi tema de Trabalho de Conclusão de Curso de dois pesquisadores do LabRua: