LabRua

Festejos juninos de Campina Grande-PB

O Parque do Povo é o espaço público central de Campina Grande que vira foco durante o período junino por abrigar a maior festa de São João. Crescente em influência a cada ano, o local se modifica e, ao mesmo tempo, molda as dinâmicas locais urbanas, trazendo massa turística e levantando questões sobre demanda/oferta de mobilidade, segurança, usos, variações de layout e organização ao longo do tempo.


A realização de festividades no espaço público é uma forma de apropriação urbana e de estratégia para incentivar os experimentos e as relações sociais. Dentro deste cenário, o município de Campina Grande se caracteriza por abarcar esse tipo de apropriação, a exemplo dos festejos juninos, tendo o nacionalmente conhecido: “Maior São João do Mundo”. A abordagem deste trabalho é estudar modificações do layout do Parque do Povo durante o São João ao longo dos anos e pesquisar a percepção dos usuários acerca dessa disposição física. Dados como os coletados nessa pesquisa são importantes para o entendimento da evolução e do funcionamento da festa ao longo dos anos, assim como as necessidades e desejos dos seus usuários.

Análises produzidas nessa pesquisa

  • Análise dos layout da festa de 1997 a 2017
  • Entrevistas com usuários da festa
  • Mapas temáticos relacionados ao Maior São João do Mundo
  • Entrevistas com os comerciantes do entorno do Parque do Povo
  • Linha do tempo da influência política na festa
  • Levantamento histórico das mudanças na festa de São João na cidade

Alguns resultados

Artigo aceito para ser apresentado no TICYUrb’18 (Third International Conference of Young Urban Researchers) que acontecerá em Lisboa entre o 18 e o 22 de Junho de 2018. Título do artigo: Os Festejos Juninos em Campina Grande: Evolução e Percepção dos Usuários no Parque do Povo.