LabRua

Sobre o LabRua

O Laboratório de Rua é uma associação civil sem fins lucrativos, com fins educacionais e de pesquisa técnico científica. Com sede nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, ambas na Paraíba, o LabRua tem como objetivo desenvolver estudos voltados aos espaços públicos, mobilidade de pessoas por qualquer meio de transporte, promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, entre outras finalidades.

Nosso principal foco é fazer pesquisas que possam tanto embasar o desenho urbano dos espaços públicos estudados como dar subsídios para políticas públicas que contemplem os aspectos de uma cidade mais democrática. Além disso, vira e mexe estamos ocupando espaços públicos, fazendo intervenções urbanas, aprendendo e ensinando sobre coisas que tenham repercussão na cidade, direta e indiretamente.

Participam do LabRua arquitetos e urbanistas, estudantes de arquitetura e urbanismo, história e computação, contribuindo com uma visão colaborativa e multidisciplinar nos estudos. Atualmente, os projetos desenvolvidos estão focados em diversos espaços públicos da cidade de Campina Grande, como o núcleo central, o Açude Velho e o Parque do Povo, como também em espaços públicos do centro da cidade de Esperança. Outros projetos tem como foco o estudo da mobilidade por bicicleta, a reocupação e o comportamento humano nos espaços públicos, sempre com o objetivo de pensar, refletir, discutir e buscar uma cidade para pessoas.

A gente funciona assim, ó!

Como a maioria dos nossos colabruadores são voluntários, cada pesquisa se reúne uma vez por semana, geralmente à tarde. Então cada dia da semana, de terça à sexta, tem uma pesquisa diferente trabalhando no Lab.

Nas segundas-feiras, de 15 em 15 dias, todas as pesquisas se reunem para que todos saibam como tudo tá andando, quais as dificuldades e o que aprenderam, assim conseguimos aprender juntos e se ajudar. Esse também é aquele momento massa que os dotes culinários dos labrueiros aparecem: tem bolo, pão de queijo, pipoca, tapioca… tudo acompanhado de um delicioso café moído na hora.

Fazendo companhia todos os dias e garantindo a diversão, temos Macalé, Brise e Elke, dois vira-latas e uma gatinha, sempre muito carinhosos e prontos para te receber aos beijos. Além disso, de vez em quando fazemos alguns eventos no quintal da nossa casinha, como o Janela e o CineLab, abrindo a porta para todos virem discutir sobre cidade com a gente.

Como trabalhar no LabRua

Muitas pessoas nos perguntam como faz para colaborar com o laboratório e queríamos acolher todos, mas, infelizmente, temos limite de espaço físico! E como faz? De vez em quando a gente faz chamadas para trabalhar em determinadas pesquisas. Se não estivermos com edital aberto, manda um email pra gente falando qual pesquisa você gostaria de se encaixar e porquê. Outra opção também é nos mandar um email falando de alguma ideia de pesquisa que tenha a nossa cara e que você gostaria de se envolver.