LabRua

A Praça | blog

Esse espacinho aqui é para contar para vocês nosso dia-a-dia, as coisas que fazemos e acreditamos, e também outras informações bacanas que achamos bom compartilhar.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO

By LabRua

2021-07-10

Edital de convocação para assembleia geral de eleição da diretoria executiva do Laboratório de Rua, gestão 2021/2025.

Ler mais

REABERTURA DO COMÉRCIO E COVID-19: DIRETRIZES PARA A RUA CAMPOS SALES

By Ana Clara Guimarães, Jadson Leal e Mikyell Brito.

2020-11-12

Frente aos desdobramentos da pandemia da Covid-19 em muitas cidades brasileiras, muito tem se falado sobre o ‘novo normal’ e a abertura do comércio, enquanto o poder público continua ignorando as recomendações de protocolos sanitários. Em Campina Grande, a prefeitura anunciou a flexibilização do comércio e de atividades econômicas a partir do dia 15 de junho, seguindo o plano em três etapas. Pensando nisto, o LabRua vem desenvolvendo uma série de propostas de redesenho urbano fazendo uso de ferramentas do urbanismo tático. Esta proposta tem como objetivo apresentar diretrizes para promover o uso mais seguro do setor comercial concentrado na rua Campos Sales

Ler mais

Calçadão - Repensando espaços Públicos no contexto da COVID-19

By Ana Clara Medeiros, Beatriz Souza, Bruno Coelho, Douglas Almeida, Jobson Brunno.

2020-10-06

A crise sanitária enfrentada diante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) está afetando as condições de vida na cidade e aprofundando as desigualdades sociais. No estado da Paraíba, a disseminação da doença ocorreu a partir das maiores cidades, João Pessoa, Campina Grande, expandindo-se para as cidades da região imediata (MIRANDA et al, 2020, pág.3). Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (2020), em Campina Grande, até o dia nove de setembro, já são 12.490 casos confirmados da doença e 343 mortos. É importante destacar que a cidade tem um papel polarizador para a região, concentrando no bairro do Centro atividades comerciais e de serviços, que atendem também municípios do interior do nordeste.

Ler mais

Mulheres e Covid-19: a sobrecarga de trabalho doméstico na vida das mulheres da periferia de Campina Grande-PB durante a pandemia

By Beatriz Brito, Beatriz Moura, Beatriz Sousa, Renata Cardoso, Sam Lima e Yona Kaluaná

2020-09-23

O novo coronavírus vem gerando diversas mudanças na forma como vivemos, trabalhamos e nos socializamos. As medidas de saúde e isolamento social apontam para a paralisação de muitos serviços e reorganização da cidade, o que acarreta na potencialização de muitos problemas, tais como: falta de moradia, dificuldade de deslocamento, crescimento da taxa de desemprego e mudanças na rotina e renda familiar. A forma como nossa sociedade e cidades foram construídas e organizadas impacta na maneira que as políticas de combate ao Covid-19 acontecem e nas consequências que elas geram. Alguns levantamentos recentes mostram que grupos mais vulneráveis têm sofrido maiores consequências durante o isolamento. A falta de condições de emprego e moradia, principalmente na periferia, afetam de formas diferentes as famílias de classe mais baixa. Além disso, as mulheres, pelo acúmulo de funções dentro e fora de casa, são mais atingidas pelas demissões e sobrecarga doméstica. Foto de capa: O Trabalho de uma mulher nunca termina (1974) - See red women’s workshop (2016)

Ler mais

COVID - Entorno Açude Novo

By André Cabral Guimarães, Andrey Guedes, Natallia Cruz, Raiff Mangueira e Robson Porto.

2020-09-15

No atual contexto mundial, onde muitas discussões são pautadas em torno da pandemia por COVID-19, muito se levanta acerca do uso da cidade em conjunto à necessidade de medidas que reforcem o distanciamento social. Como se sabe, a postura do atual governo vem sendo a de negação da necessidade dos mínimos cuidados de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Apesar da flexibilização do isolamento na maior parte das cidades do Brasil, o distanciamento ainda se faz necessário e, para isso, surge o questionamento sobre que espaço pode ser oferecido para que as pessoas façam uso da cidade de forma segura. Pensando nisto, o LabRua vem desenvolvendo uma série de propostas de redesenho urbano fazendo uso de ferramentas do urbanismo tático. Esta proposta tem como objetivo apresentar diretrizes para promover o uso mais seguro dos espaços das lanchonetes presentes às margens do Parque Evaldo Cruz, popularmente conhecido como Açude Novo.

Ler mais

Territórios vulneráveis e COVID-19: Diretrizes para o Pedregal

By Alana Souza, Allyson Barbosa, Apoenna Caetano e Jarddam Almondes.

2020-08-25

Muito se tem falado sobre os desdobramentos da pandemia da Covid-19 nas cidades brasileiras, é importante reconhecer o caráter desigual que essa doença atinge nos diferentes territórios urbanos. Sabendo que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, é preciso olhar para as populações mais vulneráveis com mais atenção pois, dessa forma, estaremos tornando a discussão mais democrática. Enquanto o poder público continua exibindo uma postura negacionista frente a esta crise sanitária, as lideranças comunitárias se mostram, cada vez mais, importantes ferramentas de articulação que amenizam os problemas consequentes da pandemia em territórios vulneráveis. Em Campina Grande, a população da comunidade do Pedregal já se apresenta de forma organizada, coletiva e integrada a algumas ações da sociedade civil, com iniciativas que visam conter os efeitos causados pela doença.

Ler mais

Do muro pra fora: O movimento estudantil na formação política em Arquitetura e Urbanismo.

By Allyson Barbosa

2020-08-13

Dedico esse texto ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG, que em 2020 completa 10 anos de existência. Em especial aos estudantes que a cada ano fortalecem a extensão universitária e a luta pelo o ensino público, gratuito e de qualidade. Foto de capa: Oficina do LabRua na SEMANAU 2019 - UFCG, 2019, Bruno Coelho.

Ler mais

O São João para nós Campinenses

By Mikyell Brito e Natallia Cruz

2020-07-06

Nossa experiência e visão sobre a maior festa junina da cidade, trazendo um pouco da nossa vivência local.

Ler mais

A troca de conhecimento de forma horizontal

Iniciativa da Semana Interdisciplinar de Arquitetura e Urbanismo - Mandacaru objetiva proporcionar uma partilha de conhecimentos de forma horizontal através de atividades ministradas por estudantes, e para estudantes

Ler mais

A importância de educar a população

By Rebeca Brasil

2020-06-05

“A falta de consciência não deixa você perceber que o mundo está de cabeça para baixo”. Com essa peça (“Favela”), a agência de publicidade Leo Burnett, em 2004, articulou uma campanha em prol de investimentos em ações sociais. O que quero saber, em 2020, é: Agora você percebe? Esse post parte de incômodos gerados pela quarentena, diante do cenário atual do país, permeando algumas reflexões acerca da urgente necessidade de difundir conhecimento e das limitações que esse caminho encontra.

Ler mais