LabRua

A troca de conhecimento de forma horizontal

2020-16-06; interdisciplinaridade, movimento estudantil, conhecimento horizontal

Iniciativa da Semana Interdisciplinar de Arquitetura e Urbanismo - Mandacaru objetiva proporcionar uma partilha de conhecimentos de forma horizontal através de atividades ministradas por estudantes, e para estudantes


Pode-se dizer que o mundo da Arquitetura e do Urbanismo é extremamente diverso e multifacetado. Basta uma tarde de conversa com pessoas da área para perceber o quanto há para ser dito. Dentro desse mundo, existem inúmeras áreas que podem ser exploradas, bem como uma série de assuntos pertinentes que podem ser investigados e abordados, tanto no contexto acadêmico e de sentido técnico, quanto numa roda de conversa.

Durante minha experiência acadêmica ouvi várias vezes professores comentando que para se fazer arquitetura é necessário saber um pouco de tudo. É incontestável que a arquitetura está presente em todo lugar, tendo uma relação bastante forte com as experiências sociais e com a construção das pessoas como cidadãos, além da composição da cidade em si. Entretanto, é evidente que essa proximidade muitas vezes passa despercebida, certamente pelo fato do lugar onde esse debate acerca da arquitetura e suas correlações ocorre se resumir ao contexto acadêmico. Nesse sentido, como uma forma de ampliar o debate arquitetônico e de levar conhecimentos para mais pessoas, estejam elas dentro ou fora do meio acadêmico, surge a Semana Interdisciplinar de Arquitetura e Urbanismo - MandacArU.

A Semana Mandacaru, como foi carinhosamente apelidada, foi pensada por e para alunos. Ela acontecerá entre os dias 29 de junho e 03 de julho, e tem como objetivo a troca de conhecimento de forma horizontal, tendo, portanto, uma programação completamente ministrada por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Visando proporcionar conhecimento a mais pessoas, as atividades, que variam entre Oficinas, Mesas Redondas, Minicursos e Lives, serão todas gratuitas.

Apesar de ter como proposta levar conhecimento a um maior número de pessoas, entende-se que o formato da Semana Mandacaru, por ser online, ainda é limitante, pelo fato de uma parcela da população não ter acesso à internet ou à conexões que dêem suporte para o acesso da plataforma. No entanto, dentro da situação atual de pandemia que estamos experienciando, é a forma mais plausível de executar o evento, sendo assim um projeto válido.

Dessa forma, assim como o Mandacaru é disseminado pelo semiárido do Nordeste, esperamos disseminar conhecimento e proporcionar uma experiência excepcional a todos que se propuserem a embarcar na jornada da Semana Mandacaru.

Todas demais informações acerca do projeto estão presentes no instagram do projeto:

https://www.instagram.com/mandacaru2020au/