LabRua

Parque Açude Novo: Diagnóstico e diretrizes

Localizada nas extremidades do Parque Açude Novo, centro de Campina Grande, a Rua Santa Clara é marcada, dentre outras características, pela presença de lanchonetes, as quais são bastante conhecidas pela população Campinense.


Dentre estas lanchonetes, temos o Lindo Olhar e o Portuga os quais atraem uma quantidade significativa de pessoas para a área, principalmente no turno da noite que é o único horário de funcionamento da maioria das lanchonetes.

Vista da rua

Em sua atual configuração, esses comércios apresentam-se de maneira que ignoram a presença do parque, pois estão dispostas de costas para ele, interrompendo a relação entre o equipamento e a rua. Além disso, situado no entorno da rua, em frente às lanchonetes, encontra-se um extenso muro cego. Somadas, estas problemáticas contribuem para o descaso e o confinamento do parque, e o aumento da sensação de insegurança dos usuários.

Vista do parque

Nesse contexto, a pesquisa busca compreender a relação entre os comércios existentes e a parcela da cidade na qual estão inseridos, e a partir da elaboração de um diagnóstico propor diretrizes para a reconfiguração espacial da área, a fim de contribuir com a vitalidade urbana, pensando em uma proposta que priorize os meios de transporte ativos e estabeleça uma melhor relação entre o parque e o contexto urbano que ele se encontra.

Análises produzidas nessa pesquisa

A pesquisa se encontra em estágio inicial, as análises estão sendo realizadas

.