LabRua

Espaços Públicos do Açude Velho, Campina Grande-PB

O Açude Velho está localizado no centro de Campina Grande - PB, é considerado o cartão postal da cidade e é muito utilizado pela população para prática de esportes, como também lazer e passagem de pedestres.


Porém, áreas de permanência e contemplação não são muito estimuladas no local, já que há problemáticas como falta de mobiliário urbano, deficiência de iluminação pública, trânsito ofensivo nas ruas que o contornam etc.

É sabido que nas últimas décadas o planejamento das cidades se voltou em especial à priorização do veículo motorizado individual. Uma das consequências desse tipo de desenvolvimento foi a negligência de espaços públicos na cidade e uma formulação urbana que oprime o pedestre. Diante da realidade que se encontra o Açude Velho se faz necessário a democratização do espaço para todos os usuários do local, dando prioridade aos pedestres e ciclistas.

Esta pesquisa apresenta uma análise do entorno do Açude Velho feita através de levantamentos em campo sobre o uso do espaço além de entrevistas feitas com os usuários da área. O objetivo principal é fazer um diagnóstico sobre as características morfológicas e de uso do entorno do Açude Velho, incluindo uma análise da percepção das pessoas sobre a área, assim como do fluxo de meios de transporte e pessoas nas ruas que o contornam.

Análises produzidas nessa pesquisa

  • Contagem de meios de transporte em três pontos do Açude
  • Entrevistas com usuários da área
  • Levantamento dos mobiliários urbanos
  • Montagem das fachadas urbanas
  • Análise das fachadas usando a metodologia de Gehl
  • Análise do comportamento de pedestres

Alguns resultados

Trabalhos de Conclusão de Curso dos pesquisadores:

  • [ Thallis Dantas -