LabRua

Vivência urbana no Recife Antigo: uma experiência do diagnóstico à intervenção no Rec’n’play 2019

Através da parceria entre a Prefeitura Municipal do Recife com o Laboratório de Rua (LabRua), foram desenvolvidas metodologias colaborativas para análise e execução de intervenção na Rua da Guia, situada no Recife Antigo.


Em outubro de 2019 acontecia na cidade do Recife o evento Rec’n’play, com a temática voltada para a reprogramação do mundo a partir de discussões nas áreas da]Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes.

A convite da Prefeitura do Recife, o Laboratório de Rua tinha um desafio: pensar uma importante rua da cidade (uma das maiores metrópoles do Brasil) com o olhar voltado primeiramente para as pessoas. Para isso, foram feitas análises do espaço público a partir de vivências dos pesquisadores e relatos de usuários da área.

Divulgação Rec’n Play.

Foram utilizadas metodologias colaborativas e participativas já realizadas em outras pesquisas do LabRua, da fase de diagnóstico urbano até a intervenção na rua. Destacam-se as análises comportamentais dos pedestres, contagens de modais e entrevistas com usuários. A intervenção foi aberta ao público, desde a concepção (ficando limitado apenas a área de intervenção) até a execução.

LabRua, 2019.

Pensar a cidade através do olhar das pessoas é pensar em cidades mais democráticas. O projeto vem em contramão aos modelos de cidades que estão sendo produzidas no país, onde se pensa cada vez mais nos veículos motorizados e menos nas pessoas. O projeto traz como reflexão o pensar a cidade feita pelo povo e para o povo.

Propostas de intervenção.

LabRua, 2019.

Análises produzidas nesta pesquisa

  • Análises de Fluxo
  • Análises comportamentais dos pedestres
  • Análises de estacionamentos
  • Entrevistas
  • Propostas de intervenção

Os resultados da intervenção foram

  • Mobilidade Urbana - Retirada dos estacionamentos da rua e diminuição da faixa do veículo para 3,5m;
  • Acessibilidade - Extensão da calçada possibilitando um maior passeio para os pedestres e sinalização adaptada para a área;
  • Mobiliário Urbano - Implantação de vegetação de pequeno porte, bancos e bicicletários;
  • Segurança - Barracas e mesas de bares resguardados com a extensão da calçada.

Publicações relacionadas

Caderno de diagnóstico do Rec’n Play 2019.

Caderno de proposta do Rec’n Play 2019.